Faculdade Paulo VI

Revista

Compartilhe esta página:

Revista Ecce Homo - Edição 01

Revista Ecce Homo - Edição 01

ANO I | EDIÇÃO 01 | ISBN

Esta edição inaugural de Ecce Homo conta com artigos sobre a filosofia hobbesiana, a história da filosofia no Brasil, a educação da menina que viria ser a Mãe de Deus e a Solidariedade. Ricardo Vinícius Ibañez Mantovani nos convida a adentrar no pensamento político de Thomas Hobbes, indicando, de passagem, a independência deste relativamente às teses físicas desenvolvidas pelo autor. Marco Aurélio Pinheiro Maida, por sua vez, nos leva a refletir sobre o que seria uma história da filosofia ou do pensamento genuinamente brasileiros. Já Catharinus van Balen, a partir de uma pintura de Georges de La Tour - que ilustra Santa Ana educando sua santa filha -, traz elementos para que pensemos o ato de ler e a ação Divina. Por fim, Cleiton Viana da Silva tenta indicar a imbricação da Solidariedade com os Evangelhos, sobretudo aquela Solidariedade que visa os mais pobres.

Num segundo momento, a Ecce Homo tem a felicidade de oferecer a seu público a primeira tradução em língua portuguesa do primeiro dos Diálogos Póstumos do Senhor de La Bruyère sobre o Quietismo (de 1699) – efetuada e prefaciada por Ricardo Vinícius Ibañez Mantovani. Após esta tradução inédita, Willian Cardoso resenha, com cuidado ímpar, o Comentário à metafísica de Aristóteles – obra de Santo Tomás publicada em 2017 pela Vide Editorial.

Este número conta, ainda, com o Discurso de Posse do novo diretor da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, o Pe. Dr. Cláudio Francisco de Oliveira, que ainda nos regala com uma breve – porém profunda – reflexão sobre o Natal. Desejamos a todos uma ótima leitura!

BAIXE A PUBLICAÇÃO COMPLETA
Voltar