A aspiração dos formadores responsáveis pelo Curso de Filosofia é a de promover uma formação que esteja pertinente com a tradição do pensamento e do ensino de Filosofia e cujo foco principal é a pessoa em sua totalidade e que atenda às demandas do exercício das atividades de docência tanto no Ensino Básico, bem como preparar os graduandos para ampliarem seus horizontes no campo da pesquisa e do estudo sistemático com o propósito de oferecer as condições necessárias para que a pesquisa se transforme efetivamente em progressão no que se refere aos estudos futuros, propiciando um salto de qualidade no que se refere ao conteúdo de sua produção filosófica.
Para tanto, o Curso de Filosofia objetiva em suas estratégias pedagógicas, atingir três grandes metas, a saber:
- Oferecer um Curso de Filosofia para a formação de Filósofos que desenvolvam a atividade do pensar, acima de outras considerações de ordem técnica ou formal, que leve em conta a construção de uma consciência comprometida com o seu tempo e contexto sócio-cultural, com a realidade, e que os levem a uma atuação no campo das humanidades e do desenvolvimento dos recursos que estão à sua disposição no meio social;
- Propiciar a preparação adequada para a formação profissional dos graduandos do Curso de Filosofia, com as habilidades nos campos específicos da Licenciatura e dos processos de ensino e aprendizagem, com a perspectiva da formação de profissionais responsáveis, dispostos a colaborarem com o contexto atual do sistema educacional e que sejam capazes de se diferenciar e se destacar no panorama das políticas públicas no campo da Educação;
- Preparar e formar os alunos para o desenvolvimento de capacidades e habilidades para o estudo e a pesquisa científica, para o aprofundamento de temas e problemas filosóficos com vistas ao prosseguimento das etapas da formação dos formandos, especialmente para o seu ingresso nas áreas de especialização e pós-graduação.
Neste sentido, a visão estabelecida para a formação dos discentes do Curso de Filosofia é a de elaborar o curso de tal modo que possa contemplar os três itens supracitados e, para tanto, cumprir um currículo pertinente a tais demandas e, concomitante, um quadro docente efetivamente comprometido com tal objetivo educacional.